Post do http://www.benatti-blogsobriedade-soporhoje.blogspot.com.br 17/09/2012 lá se vão 8 anos>.............
Você tá lembrado óbviamente da novela Avenida Brasil (aliás andou passando um flashback no vídeo show da Rede Plim Plim), que fez sucesso tremendo não só no Brasil mas também fora dele não está? (lembrado da novela?)
Então, começo a falar da novela (essa foi a que primeiro me fez atentar para o tema), como verão abaixo pois possuo estatísticas demonstrando que durante o horário nobre, por mais de sete minutos o consumo de álcool é colocado de forma subliminar na mente dos telespectadores (lembrem-se da novela e concordarão comigo); isso sem citar os comerciais constantes e insistentes de cerveja e outros derivados do álcool colocados direto e reto nos mais variados horários.
Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, o consumo de bebidas alcoólicas é cada vez mais banalizado (ou seja é tudo muito normal) e como se não bastasse, é estimulado muitas vezes dentro da própria família, seja diretamente, quase como um rito de passagem para a vida adulta, seja indiretamente, nos exemplos (e esse em minha opinião é o mal maior) dados por pais e familiares ao consumirem bebidas alcoólicas indiscriminadamente na frente de crianças e de adolescentes.
Fecha o quesito, afirmando que o consumo se mostra cada vez mais como um hábito cultural.
Continua afirmando que a indústria de bebidas alcoólicas é uma das mais fortes no mercado nacional e fecha com comentário que já citei aqui mesmo no site outro dia: "O problema é que todas essas mensagens, difundidas a todo o momento e em qualquer canto do país, acabam por esconder a realidade que está por trás das bebidas alcoólicas (vide a glamourização do álcool).
As consequências do consumo desenfreado são diluídas na exposição constante dessas mensagens que valorizam o álcool e seus consumidores.
O que? você não bebe? mas porque? todo mundo se espanta!. Então, os problemas causados pelo álcool e suas consequências para a saúde pública, só tendem a aumentar.
Como afirmou Elisaldo Carlini, coordenador do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) da Unifesp: "Não há dúvidas de que as bebidas alcoólicas são o principal problema de saúde pública na dependência química juvenil".
Para justificar a afirmação, Carlini recorre à pesquisa ainda não divulgada à época do Cebrid, efetuada entre 108 mil estudantes de escolas públicas e privadas de todo o País; enquanto 60,5% dos pesquisados afirmaram já ter usado álcool na vida, apenas 0,6% disseram ter experimentado o crack.
"É UMA DIFERENÇA COMPARATIVA DE QUASE CEM VEZES ENTRE O CRACK E O ÁLCOOL".
Só fornecendo novos parâmetros e novas perspectivas para que vocês possam cada vez mais avaliar e refletir sobre o assunto.
Vou falar rápidamente (again and again) sobre a novela Avenida Brasil da Rede Globo de Televisão (vocês certamente se recordam!); falei outro dia aqui mesmo numa postagem a respeito das cenas em que os personagens faziam uso do álcool e reparava também, que a personagem Ivana (irmã do Tufão) estava sempre tomando um remédinho ( a mãe também ) e depois tome álcool em cima.
AFF! chegava a me dar calafrios! explico: quando recaí nas substâncias, tomava baldes de anfetaminas/ansiolíticos misturado com álcool!
MAS ERAM BALDES DIÁRIOS REALMENTE !!!!!!!!!!
Tenho apregoado aqui no site que auto-medicação não está com nada!
Tenho falado insistentemente sobre as anfetaminas (os emagrecedores) principalmente no tocante às mulheres que por indicação de amigas, parentes etc, fazem uso desse tipo de medicamento de forma totalmente inadequada, sem saber o perigo iminente que estão correndo.
VOCÊ SABIA?
Que a dependência por certos tipos de medicamentos pode se desenvolver em apenas duas semanas de uso contínuo?. Mesmo com prescrição médica??
Por isso é tão importante que se consulte um especialista-médico para que haja a prescrição adequada e, principalmente o acompanhamento e o desenvolvimento tanto dos sintomas apresentados como dos possíveis efeitos colaterais inclusive uma possível dependência.
E essa dependência, pode ser tanto física como psíquica, ou ambas.
Segundo dados da OMS (organização Mundial de Saúde, o número de internações por reações contrárias de medicamentos ultrapassa os 10%.
Hoje fala-se muito em Farmácias, mas tempos atrás (e até hoje utiliza-se o termo em menor escala), as farmácias eram também chamadas de DROGARIAS porque vendiam drogas.
A origem da palavra farmácia provém da Grécia Antiga (DO GREGO PHARMAKÓN), e esse termo servia para designar substâncias capazes de gerar transformações, boas e ruins ou seja: podia ser remédio mas também
podia ser veneno.
Segundo a OMS saúde é: "Um estado de completo bem-estar fisico, mental e social e não sómente ausencia de afecções e enfermidades".
Então, segundo cartilha lançada pelo Ministério da Saúde justamente a respeito da auto-medicação, medicamentos são essenciais quando receitados e usados adequadamente para diagnosticar, prevenir e curar
doenças.
Utilizados de maneira incorreta ou consumidos sem orientação médica, podem causar efeitos indesejáveis e oferecer sérios riscos à saúde.
Gostaria de falar rápidamente sobre os tranquilizantes ou ansiolíticos; são drogas assim chamadas pois diminuem a ansiedade das pessoas, sem afetar em demasia as funções psíquicas e motoras.
Hoje em dia existem os benzodiazepínicos e quase todos os medicamentos que contém essa substância terminam em PAM. Exemplos: diazepam, bromazepam, lorazepam etc.
Existem também alguns muito conhecidos com nomes "fantasia" tipo: valium, lorax, lexotan, kiatrium etc.etc.
Assim como as anfetaminas causam dependência, também os benzodiazepínicos quando usados por alguns meses podem levar a pessoa a um estado de dependência.
Sem a substância, o dependente passa a sentir irritabilidade, insônia excessiva, sudorese (suor em demasia), dores pelo corpo e em alguns casos extremos até convulsões.
GALERA! o álcool potencializa o efeito de certas substâncias e a mistura do álcool com os benzodiazepínicos pode realmente levar o cidadão/cidadã a um estado de coma.
Além de tudo isso, ainda dificultam a aprendizagem e a memória (prá mim só restou o Tico e o Teco! kkkk tô brincando só prá descontrair, mas a coisa é seríssima).
Finalizando, essas drogas também interferem em nossas funções psicomotoras ou seja: aumentam o risco de acidentes ao volante, acidentes de trabalho prejudicando desempenhos de forma geral.
Então, lamentávelmente esse exemplo da novela mais uma vez NÃO FOI NADA LEGAL!
AUTO-MEDICAÇÃO NÃO TÁ COM NADA!
Se você não acredita, tudo bem! de repente pode passar 9 meses numa Comunidade Terapêutica para se livrar da dependência. ( com um pequeno mas enorrrrme agravante: uma vez instalada a dependência, ela é prá vida toda, você vai ter que se cuidar até o final da vida! se liga!).
A coisa toda é trash! Galera! evitem recomendações de vizinhos, vizinhas, amigos, parentes e até mesmo do balconista da farmácia pois geralmente ele não é farmacêutico e, mesmo sendo farmacêutico, não é médico.
Medicamentos sómente com receita e acompanhamento médico.
HASTA LA VISTA BABY!
A FARMÁCIA DO GENÉRICO EM JACAREZINHO PR.
E OLHA SÓ QUE LEGAL! VOCÊ NÃO PRECISA SE DESLOCAR ATÉ O CENTRO DA CIDADE PRÁ ENCONTRAR MEDICAMENTOS COM AQUELE PRECINHO ESPECIAL.
