BOA NOITE GALERINHA DO BEM! 09 DE SETEMBRO DE 2.019!
VOCÊ SABIA QUE?
Em maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.
O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos.
As duas situações são crimes de violência sexual.
De tempos em tempos, repriso este post, para que quem não viu possa ver e........... reparar e prestar atenção aos sinalizadores.
É preciso estar atento/a, é necessário um tempo durante cada dia para observação, é necessário até verificar as amizades de seus filhos e filhas na Internet, o que acessam, com quem conversam.... enfim.. talvez até seja um tipo de invasão de privacidade, mas acredito ser primordial para se evitar surpresas desagradaveis futuramente.
VOCÊ SABE O SIGNIFICADO DA PALAVRA DEMOCRACIA?
Governo do povo, pelo povo e para o povo.
A palavra tem origem no idioma Grego "Démokratia" (dêmos 'povo' e kratía 'força, poder')
Estamos precisando fazer valer nossa vontade, acabar com tudo isso de ruim que aí está.
AH! ele rouba mas faz! já chega não é mesmo? tá na hora de darmos um basta.
Não existe mais espaço para esse tipo de argumentação em nossas vidas.
EXERÇA SEU DIREITO COM LIBERDADE E COM CORAGEM. PROTESTE, DÊ O BERRO!
Voltando ao tema principal da postagem, é extremamente importante detectar sinais de uso de substâncias no começo, pois à medida que o tempo passa tudo vai ficando mais difícil.
E algumas pessoas me procuram querendo minimizar ou maximizar acontecimentos e, perguntando o que fazer? invariávelmente digo: observem, verifiquem, façam marcação cerrada mesmo; há que se observar mudanças significativas de comportamento.
Será a idade chegando? será a fase concernente à idade? ou será algo mais grave?
Lembrem-se: O diálogo pode ser a chave e a solução de muitos problemas; a conscientização e o "SABER" também ajudam e muuuuuito.
Então é necessário sempre observar! verificar! fiscalizar mesmo, mas sempre lembrando e lá embaixo digo novamente, que qualquer um desses sinais isolados muitas vezes não vai querer dizer nada.
Sendo assim, devemos ficar atentos e prestar atenção, muita atenção.
Jovem é entendido como sendo forma imatura de um ser vivo, sendo o período antes da maturidade sexual. Para o ser humano esta designação refere ao período entre a infância e a maturidade, podendo ser aplicada a ambos os sexos e podendo haver variações no período de idade que ocorre de acordo com a cultura. Nesta fase, grande parte do aprendizado ocorre fora das áreas protegidas do lar e da religião, a conversa torna-se parte importante do processo.
PRESTA ATENÇÃO AÍ ôôôôô MEU!
1- Mudanças abruptas de comportamento; geralmente irritabilidade, isolamento dos familiares, rompimento de antigas relações.
2- Queda repentina no desempenho escolar; piora de notas, problemas disciplinares, faltas e tentativas de burlar a escola através de cola ou impedimento que as informações cheguem aos pais.
3- Mentiras, tentativas frequentes de minimizar situações. Promessas constantes nunca cumpridas de melhora no comportamento. Mentiras cada vez mais fantasiosas e negação progressiva da realidade.
4- Pequenos atos de delinquência como venda de objetos pessoais (tênis, relógio, celular), que invariávelmente terminam em mentiras como: fui assaltado, perdi, esqueci não sei onde. Aumento nas solicitações de dinheiro, com justificativas cada vez mais frágeis para os pedidos. Sumiço de objetos de dentro de casa, objetos domésticos , utilizados parea vendê-los e comprar drogas.
5- Alterações de hábitos de sono (menor necessidade de sono, ou ao contrário sonolência excessiva) e apetite (emagrecimento motivado), irregularidade de hábitos alimentares (alternância de jejuns prolongados com períodos de grande voracidade).
6- Envolvimento com "novos amigos" que o jovem hesita em trazer para o convívio familiar. Episódios frequentes de brigas de turmas, com uso de violência.
7- O jovem passa cada vez mais tempo fora de casa. Olhos frequentemente vermelhos e injetados, coriza constante e ou dificuldade de concentração, memória e raciocínio, podem ser sinais de uso recente de drogas.
Importante frisar: qualquer um desses sinais, "quando isolados", não servem de maneira alguma, para provar ou comprovar que o jovem ou a jovem, esteja fazendo uso de drogas.
Esses sinais estão presentes também em alguns transtornos psíquicos e, nunca poderão ser usados para "provar" que alguém é ou não usuário/dependente de drogas.
LEMBREM-SE: ÁLCOOL É DROGA, MACONHA É DROGA!
NÃO EXISTE ESSA COISA DE DROGAS LEVES OU DROGAS PESADAS (DROGA É DROGA)
Esclarecendo e finalizando que: o que existe são processos que se iniciam no álcool ou na própria maconha, na fase da curiosidade dos jovens/adolescentes, pré adolescentes (do querer pertencer a determinado grupo, tribo, gang, galerinha enfim......) que caminham e se desenvolvem cada vez mais, havendo então mais para a frente a troca de substâncias (geralmente para as mais potentes).
SE LIGA
ah! a turma do stress também, desacelera, é necessário.