SITE DO BLOG SOBRIEDADE

TERRA! PLANETA ÁGUA? OU SERIA O INVERSO?

TERRA! PLANETA ÁGUA? OU SERIA O INVERSO?

 

 

BOA NOITE GALERINHA DO BEM! 22 DE ABRIL DE 2.014!

DIA MUNDIAL DA TERRA!

 

COM RELAÇÃO À NATUREZA, SOMOS OS MÉDICOS, MAS NA MAIORIA DAS VEZES NOS TORNAMOS OS MONSTROS!

Minha cabeça fica fervilhando de idéias para poder transmitir no site, mas tem dias que realmente a coisa fica tipo assim embaralhada sabe como é? não? eu explico: cito trecho da letra "O surto" do tihuana que diz assim: "acho que é hora de uma aproximação, de um diálogo sobre essa condição, dessa história de pirar meu cabeção! entendeu? não? eu também não.

Hoje, 22 de Abril de 2.014, comemora-se o " Dia Mundial da Terra " e, seguindo a linha de comentarmos aqui no Site do Blog da Sobriedade as datas significativas, nada mais justo e apropriado do que saudar este dia com alegria mas também com muita preocupação, principalmente com muita apreensão.

Eu, você, nós!

Esse mundo nos foi dado por Deus para que vivessemos bem, para que nada nos faltasse, para que tivéssemos vida em plenitude e abundância, mas o homem, deturpa o uso dos recursos, mexe, remexe, inventa, reinventa, agride a natureza e a mesma não se vinga não, só reflete.

SÓ CONSEQUÊNCIAS! 

Vou tentar explicar novamente (he he he): AMAZÔNIA, pulmão do mundo, todo mundo de olho na Amazônia, e nós o que fazemos para preservá-la? sei que muita coisa têm sido feita, mas todos os dias ouvimos, vemos na TV, lemos nos jornais, notícias a respeito (ainda) do desmatamento desenfreado, do corte de madeiras nobres, de garimpos ilegais etc,etc.

E aí? pulmão do mundo! terras a perder de vista................ terra? OPS!

Paranóias a parte não é?; recebi e-mail esses dias atrás, dizendo que em determinados pontos da Amazônia, existe tipo um conglomerado de países que lá estão representados (tipo japoneses, americanos) e, que lá só se pode entrar, mediante autorização dos mesmos. Não acredito! (se alguém souber de fatos reais a respeito, por favor me diga)

 

Tell me please! tell me the truth!

O que acredito realmente é que temos de fazer algo, temos de colaborar, temos de fazer nossa parte como vivo apregoando aqui no site.

Ixiiiiiii Benatti mas o que posso fazer prá preservar a Amazônia?.

Bom! por exemplo procurar saber a procedência da madeira com que confeccionaram seus móveis, ou que estão confeccionando, ou que irão confeccionar.

Ah! mas isso é pros ricos né Benatti por que "nóis que é pobre só compramo móvis de aglomerados, de compensado" tipo casas Bahia sabe?

Sei, e como sei kkkkkkkk.

Eu posso por exemplo, não ficar no sábado a tarde com a mangueira ligada o tempo todo ( um desperdício total e cruel de água ), lavando o carro com o som no último volume incomodando toda a vizinhança!

 

Ixiiii agora ferrou geral! estamos falando de terra ou de água?

Olha só! água cobre 71% da superfície da Terra, os oceanos contêm 97,2% da água da Terra.

Então é justo dizer-se Terra planeta Água feito a música do Guilherme Arantes lá das antanhas e, isso significa que um pertence ao outro e, o outro pertence ao um. A água pertence à Terra, ou seria a Terra pertence à Água?

Estarei economizando ou seria deixando de gastar inútilmente?

Pois bem: economizar é utilizar adequadamente alguma coisa sem que haja desperdício e, no exemplo da lavagem do veículo, isso é totalmente inadequado, totalmente OUT, sem contar que polui sonoramente e enche o saco da vizinhança!

Te manca então seu mané!
Mas isso é preservar a Amazônia? isso é preservar a Terra?

Não, mas é minha colaboração na preservação dos recursos naturais do planeta (e a Amazônia é o pulmão do mundo).

Impressionante como as pessoas têm consciencia de tudo o que está ocorrendo, mas estamos vivendo um período da humanidade (em minha opinião sempre não é?) em que o Individualismo exacerbado grita, impera, supera, mas de prático nada faz.

Dia desses estava eu numa farmácia aqui da cidade, aguardando a mocinha me atender e não sei por qual cargas d'água que um outro balconista começou a conversar comigo e disse: daqui há alguns anos, a água valerá muito mais que o petróleo! o que é isso? consciencia?

Penso que sim! então, agora cabe a ele fazer sua parte, já que está conhecendo a verdade.

"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"  é isso?

Penso que sim.
Amigo leitor você sabia que a Amazônia é a maior floresta tropical do planeta Terra?
Você sabia que 50% das espécies vegatais e animais do planeta lá se encontram?
3.000 espécies de árvores
10 milhões de espécies de insetos e por aí vai.......
É preciso zelar pela fauna e pela flora (partes constantes e importantes da Terra, do eco-sistema, tudo interligado) e, que mundo iremos deixar para nossos filhos, netos, bisnetos, tataranetos, taratatatanetos........?????

Ah Benatti mas você quer resolver os problemas do mundo!

Quero não! só quero fazer minha partezinha e, se possível ajudar para que você faça a sua, e você por sua vez ajuda o outro para que faça a dele e assim sucessivamente. E OLHA SÓ: TUDO ISSO É SOBRIEDADE!

Pára de jogar lixo em fundos de vale ôôôô DESINFELIZ!

Pára de jogar lixo nas ruas! pára de poluir o ar com o escapamento furado (essa é prá mim).............. sei lá, vai se informar, cuidado com as pilhas, baterias! ixiii já falei tudo isso aqui no outro dia na postagem do Dia Mundial Águas.

Mas lo que hacer? tudo isso é SOBRIEDADE! PRESERVAR A NATUREZA TAMBÉM É SOBRIEDADE REPETINDO! SÓ REPETINDO.
Conservarmos talvez um dos maiores patrimônios naturais da humanidade ( a Amazônia) também é sobriedade em minha humildezinha opinião.

Não sei porque cargas d'água, me lembrei enquanto escrevia, da Madre Tereza de Calcutá. (Ela era irmã de todos na acepção da palavra né? principalmente dos pobres, dos menos favorecidos).

Penso que foi associação à data de ontém, a Páscoa, ao planeta Terra que por mais que a gente insista, ainda tem muita gente do bem!

Quem de nós abriria a porta de nossa casa para um menos favorecido? é né? quem de nós chamaria os mendigos para sentar a mesa e juntos repartir o pão?
Não é brinquedo não ser solidário, ser cristão na acepção da palavra, ser sóbrio!
Eu estou falando, mas não estou me isentando não, pois faço parte talvez das pessoas que pensariam muitas vezes antes de assim agir.

Voltando à Terra, quero dizer agora à ÁGUA, eu estive pesquisando o consumo de água no planeta e, fiquei alarmado ao saber que são necessários 21.000 litros de água para a produçã de 1 kg de café, de modo que uma xícara pequena (7 grs aproximadamente) equivale ao consumo de 124 litros de água. VOCÊ SABIA DISSO? NÃO? NEM EU!

Conhece a piada do é, não, nem eu?  NÃO?  NEM EU! AFF! TÔ ATACADO GERAL!

Continuando um pouco mais minha pesquisa, constatei que são necessários 11.023 litros de água para a produção de 453 gramas de couro, ou seja: utilize seus sapatos até realmente não ter mais condições de calçá-lo.

A produção de um automóvel, consome a bagatela de 147.971 litros de água (pirei na batatinha) e, são necessários 2.399 litros de água para se fazer um simples hambúrguer (AI AI AI).

Existem sites que apresentam dados completos, complexos e alarmantes como por exemplo: opiniaoenoticia.com.br ou www.ketchumdigital.com

Vale a pena dar uma olhada nos dados que são (pelo menos prá mim que sou extremamente leigo no assunto foram), surpreendentes.

A gente, (pelo menos eu) não tem noção desse números, vale a pena se inteirar sobre o assunto e começarmos também nesse aspecto a fazer a nossa partezinha. 

Como? diriam alguns ! por exemplo fechando-se a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba.

Isso gera uma economia de até 3.700 litros de água por mês.

Uma torneira com vazamento, desperdiça até 75 litros de água/dia, sem falar que vai onerar em demasia sua conta de água (essa foi direta no meu queixo POW POW POW) .
Se reduzirmos o tempo de banho para 5 minutos (convenhamos que é suficientíssimo), poderemos economizar até 75 litros de água por banho, e por aí vamos.
Eu costumava dizer até bem pouco tempo, que uma árvore derrubada aqui em Jacarezinho, reflete no círculo polar ártico por exemplo.

Ih, o cara pirou de vez!  

Não pirei não! é a mais pura realidade. O que estamos enfrentando nos dias de hoje, deve-se ao mau uso dos recursos, ao desmatamento sem freios, aos sprays, desodorantes, poluição, fumaça de cigarro, etc, etc, etc.

AH! OLHA SÓ! GALERA DO " LIBEREM O CIGARRINHO DO CAPETA "...... POLUI PRÁ CACILDA TAMBÉM TÁ? AFF!

Vamos fazer nossa parte, não podemos resolver os problemas mundiais, não temos esse poder, mas podemos fazer uma pequena parte, em nossa residência, em nossa Vila, em nosso Município, em nosso Estado.

Meu! já pensou?

Se cada um fizer uma partezinha ínfima que seja, daqui a pouco estaremos contribuindo grandemente para a resolução de tantos e tantos problemas no mundo.

Pensem nisso, comecem hoje, SÓ POR HOJE ! 

COLABOREM, FAÇAM SUA PARTE! VALE A PENA.

E olha lá...... estaremos contribuindo grandiosamente, por menor que seja nossa partezinha, para a conservação desse lindo planeta azul chamado TERRA! ou seria ÁGUA?

PAZ E BEM A TODAS E A TODOS.

 Tudo posso mas nem tudo me convém.

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.